Essa pergunta, tão casual, pode ser fonte de grande ansiedade para aqueles que precisam respondê-la. As expectativas dos familiares, amigos e colegas se somam à pressão interna do jovem que precisa tomar essa importante decisão. Há também o medo do desconhecido, da mudança, da adaptação. Além disso, o cristão também se preocupa com o impacto que a vida universitária trará para a sua fé. É possível ser cristão na universidade?
É inegável que o ambiente universitário apresenta novos desafios para o crente. E que, se ele não estiver preparado, esses desafios podem, sim, afastá-lo de Deus e conduzi-lo a um estilo de vida totalmente oposto às Escrituras. Entretanto, não precisa ser assim. É possível passar por esse período da vida (e por qualquer outro) sem abandonar a fé. Aqui, deixaremos três conselhos para lhe auxiliar nessa nova fase.
1. Não se apavore. É normal ter sentimentos de insegurança ao ingressar no ambiente universitário. É normal ter dúvidas e inquietações. Isso não é algo ruim em si mesmo e, por isso, não precisa causar um medo exagerado. Seja sincero com Deus a respeito de suas dúvidas, entendendo que todos passam por isso. Encare a insegurança como uma oportunidade de aprender a depender mais de Deus. Busque, na Palavra e em oração, respostas às suas dúvidas. Fazendo isso, sua fé se fortalecerá, ao invés de desvanecer.
2. Cuide do seu coração. Esse sempre será o maior desafio, seja na universidade, no emprego, nos momentos de lazer, em meio às dificuldades e alegrias. Pense no seu tempo na universidade como uma oportunidade de glorificar a Deus. Entenda que, sim, sua formação é importante, mas não é sua prioridade. Sua prioridade é buscar ao Senhor e servi-lo. Sirva ao Senhor na universidade, dando um bom testemunho. Ore por seus colegas e professores. Não deixe de se alimentar da Palavra.
3. Não lute sozinho. Encontre outros cristãos universitários, para que vocês possam encorajar uns aos outros nas situações desafiadoras e alegrarem-se juntos nas vitórias. Além disso, não deixe de congregar. Caso precise mudar de cidade para estudar, procure uma igreja, a fim de ter comunhão com os irmãos e ser instruído na Palavra. Tenha com quem compartilhar a vida, pessoas que o sustentem com suas orações.
DICA BÔNUS: Saiba que não é necessário ingressar na universidade imediatamente após concluir o Ensino Médio. Não é errado esperar, fortalecer a fé e colecionar experiências, de modo a se sentir mais preparado e confiante para enfrentar os desafios da vida universitária.
Quando alguém decide fazer uma pausa entre a escola e a universidade, costuma-se chamar esse período de gap year (por muitas vezes durar em torno de um ano). O Live é o gap year missional do Seminário Teológico de Gramado, com duração de 6 meses a 1 ano, que visa preparar jovens para viver uma vida cristã íntegra. Os alunos do Live adquirem conhecimento bíblico ao mesmo tempo em que o colocam em prática na igreja local e em projetos sociais, além de fazerem amigos para a vida toda.
E aí, já sabe o que vai fazer depois do Ensino Médio?
Texto: Luiza Zagonel
Reflexões sobre como a comunicação pode ser usada para promover o Reino de Deus em uma organização interdenominacional, mantendo a ética e a integridade.
Entrevista com André Marotto revela sua jornada missionária, desafios culturais e a importância da comunicação e adaptação no trabalho transcultural.
Educação cristã serve como uma presença fiel no mundo, promovendo transformações sociais e apontando para a redenção plena que Cristo trará.
Uma ótima entrevista com os missionários da Família Santos(Creuse Santos, Arite, Noah e Manuela)
Ser alvo de críticas é inevitável, mas nossa resposta como cristãos deve ser ancorada na verdade e no bom procedimento, confiando em Deus para a glória final.