Educação Transformadora

A TeachBeyond, organização que sedia o Seminário Teológico de Gramado, é um ministério que trabalha com educação transformadora. Nos 61 diferentes países onde estamos, existem pessoas trabalhando pela edificação em Cristo por meio da educação, promovendo um crescimento em todas as áreas da vida do ser humano. Acreditamos no impacto da educação na sociedade, bem como entendemos que os efeitos do relacionamento com Deus são percebidos na cultura, na igreja e na família. Mas de qual educação estamos falando? Melhor ainda, que tipo de transformação desejamos?

O gaúcho Mário Quintana disse certa vez que “livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas” – ou seja, a verdadeira transformação vem através de pessoas, não da teoria produzida. O conhecimento por si só não produz mudanças. A educação, no entanto, é mais do que repassar conteúdo. Ela fala de comportamentos e virtudes, aquilo que para Tomás de Aquino é a “lei internalizada”. Por meio da educação, atingimos dimensões mais profundas do ser humano; e o impacto em suas ações, para além dele mesmo, também é maior. 

Portanto, falamos de uma educação completa, aquela cujo currículo segue a ideia original que deu origem ao termo curriculum: a imagem de ser chamado para seguir alguém, o discipulado, como nos diz o professor Igor Miguel. Vem e segue-me! Esse é o chamado de Jesus que também aponta para a forma como devemos ensinar uns aos outros. Queremos promover experiências educacionais excelentes com o princípio de ensinar além: em ambientes formais e informais, pensando no local e no global, procurando a eficácia da sociedade e os frutos do Reino de Deus. 

Por transformação entendemos o afastamento de tudo o que diminui a importância de Cristo e de Seu senhorio conduzindo a um relacionamento cada vez mais próximo de Deus. Essa é a ideia da conversão cristã: virar as costas de algo em direção a Alguém, Jesus. Somos felizes por podermos falar de uma mudança nesses termos: como um alvo, aquilo que desejamos alcançar através da educação! 

Desejamos ser constantemente discipulados por Jesus, sendo transformados pelo Espírito Santo (2 Co 3.18), e fazer desse currículo a base para discipular outras pessoas, no lugar onde Ele nos colocar. Queremos ser sempre criativos e corajosos para impactar o mundo, com a transformação que a sociedade realmente anseia – aquela que promove felicidade e paz verdadeira. 

O que nos cativa é incentivar cada vez mais pessoas a carregar essa missão tão bela, barulhenta e contagiante, de educar para transformar a ponto de ouvirmos dizer, tal como alguns dos primeiros discípulos de Cristo, que “estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (Atos 17.6b)! Que o Espírito Santo de Deus nos ajude.

Texto: Joyce Melo
Revisão: Luiza Zagonel

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
jÁ CONHECE NOSSO PODCAST?
Nos siga nas redes sociais
confira agora
Posts Recentes
Artigo

Vivendo à luz do evangelho

Ao tentar identificar verdadeiros cristãos, podemos olhar para suas obras, sua cosmovisão, e o modo como ela afeta suas decisões e práticas cotidianas, as verdades imutáveis, a morte e a ressurreição de Cristo, devem ser vistas na vida de um cristão genuíno, até nas atividades mais banais e corriqueiras.

Na epístola de I João, redigida provavelmente por João, o apóstolo a quem Jesus amava, podemos enxergar em sua fala práticas e costumes de verdadeiros cristãos que têm suas ações direcionadas pelo evangelho.

LEIA MAIS »
Artigo

Pastor, onde está o seu coração?

“Aquele que mantém seu coração distante do Senhor
demonstra que faz da humanidade mortal a sua força.”

Sabe aquele tipo de comentário que você não planeja ouvir, porém, por estar passando perto, acaba escutando? Pois é, certa vez ouvi dois cristãos conversando sobre um verso do livro do profeta Jeremias que diz o seguinte: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.” (Jr 17.5).

LEIA MAIS »

Quer saber mais sobre o STG e nossos cursos?