A comunicação dentro de instituições interdenominacionais

A comunicação dentro de instituições interdenominacionais — Um pseudo estudo de caso

Diferentemente de outros tipos de instituições como igrejas ou empresas que tem como alvo o público cristão, desde 2017 tenho enfrentado o desafio de trabalhar na área de comunicação de uma organização interdenominacional. O TeachBeyond tem como principal objetivo trabalhar com a educação transformadora através de programas de acampamento, seminário, aulas de contra-turno e etc. Com sede no Brasil desde 1969, a atuação engloba diferentes serviços voltados para o ensino e capacitação de crianças, jovens e adultos para assumirem responsabilidades em organizações de trabalho, igrejas e famílias. Acreditamos que a educação é um catalisador eficaz que traz esperança para os indivíduos e transformações positivas para as sociedades.

Estamos em Gramado, um dos polos de turismo do estado do Rio Grande do Sul, que recebe milhares de turistas por mês. Outro dado importante para contextualizar onde estamos é o fato de que o Rio Grande do Sul tem índices difíceis quando trata-se de cristianismo. Das únicas 5 cidades com menos de 1% de evangélicos do Brasil, todas são gaúchas. Temos algo relevante também quando trata-se de outras religiões como umbanda, candomblé, mórmons, ateus e muçulmanos. O corredor 30×40 fica na região da fronteira e capital do Estado, compreendendo 17 cidades gaúchas, em que a porcentagem dessas religiões é maior do que em qualquer outro local do país.

Como se todos esses dados não fossem alarmantes o suficiente, outra informação ressalta a necessidade de Cristo no RS. Nosso estado tem três das quatro cidades com piores indicadores de suicídio. São 78,8 casos a cada 100 mil habitantes, sendo que a média nacional na comparação é de 5,7. São inúmeros casos que vêm crescendo, principalmente entre jovens de 15 a 29 anos.

Após tudo isso ser dito, quero retornar ao objetivo deste texto, que busca entender um pouco como a comunicação e marketing podem auxiliar situações como essa a alcançar de forma mais efetiva e produtiva o público ao qual esse estado e localidade tanto precisa impactar.

Como a comunicação e marketing podem impactar o estado do Rio Grande do Sul?

Meu objetivo é aplicar as diversas questões relacionadas ao potencial da comunicação de forma prática para que a instituição e os diversos ministérios que nela são desenvolvidos possam ser potencializados e claramente acessados por voluntários, público final e parceiros.Ao falarmos sobre o mandato cultural e trabalho, vocação e mordomia, pude ter reflexões acerca da vida ministerial trabalhando em uma área, muitas vezes, tão mal vista dentro do contexto cristão. É interessante pensarmos que tudo é feito diante e para Deus. Dons de comunicar ou empreender são para a glória dEle assim como o dom de ensinar, falar em línguas ou qualquer outro dom descrito na Palavra. Ao fazer um trabalho legítimo, de todo o coração, a partir desse chamado sagrado, Deus busca trabalhar as diversas partes do corpo de forma ajustada e também de forma “sincronizada” para que o Amor seja espalhado de forma mais clara, transparente e eficiente.

 

Estudar sobre a problemática do lucro foi muito impactante para mim! Dentro de uma organização interdenominacional temos inúmeras vertentes a respeito da opinião sobre ser lícito ou não o lucro dentro dos ministérios. Ao refletir um pouco mais sobre a viabilidade do lucro, achei interessante pensarmos no lucro não como um fim em si mesmo, mas sim, como algo que deve ser usado para o bem comum, com perspectiva da mordomia.

Aqui em Gramado, no TeachBeyond Brasil, a partir de um direcionamento vindo do TeachBeyond Global, temos estudado e sendo orientados em relação à mordomia. Ao utilizarmos o lucro para ser reinvestido com sabedoria em ideias, projetos, pessoas e possibilidades dentro dos ministérios, para abençoar e propagar o Reino, ao meu ver, ele se torna lícito e coerente com a vontade de Deus.

Creio que todos que trabalham na área da comunicação, seja em um contexto cristão ou não, experimentam o cansaço eventual de redes sociais, de vida online e de momentos de planejamento ou execução gráfica. Tenho experimentado um pouco nisso e, ao refletirmos sobre a necessidade e ordenança do descanso, tenho tentado, na prática, desligar de todo o ministério/trabalho durante o dia proposto e tem sido uma verdadeira alegria, descansar na certeza que Deus é quem cuida das necessidades e demandas e que tudo só pode ser realizado através dEle.

Tem sido uma alegria descansar das demandas ministeriais na certeza de que é Deus quem cuida de tudo!

Em determinada ocasião, estávamos trabalhando para organizar a página de vendas de um dos cursos aqui do seminário. Ao fazermos uma reunião com um pessoal já com experiência na área de lançamentos de cursos, deparei-me com uma situação preocupante. As sugestões de modificações que precisávamos, todas corriam em direção a uma venda de ética duvidosa. O exemplo mostrado trazia milhares de letras miúdas, sem explicações das “promessas” vendidas e com um valor de um desconto inacreditável. Optamos por avaliar melhor, repensar prós e contras e, no fim, criamos nossa própria solução em página de vendas.

Isso é apenas um exemplo de como o mundo ao nosso redor “emana” falta de ética e trapaças. Um Deus de ordem não pode ser misturado com um mundo tão confuso e desorganizado eticamente. Ao questionar-me se o produto que estávamos oferecendo realmente ajudaria a pessoa, se seria relevante de forma profunda, se teria um impacto real, verdadeiro e significativo, pude ser confrontada pelo Espírito Santo. Fui desafiada a buscar viver para apresentar o ministério e os meus dons de forma mais efetiva, séria e santa. Assim como o “creio” do credo apostólico, decidi assumir esse compromisso com a Escritura e a ética dentro de cada espaço da vida, até mesmo a comunicação e marketing.

Parti, então, para avaliar mais criticamente os diversos tipos de ministérios dentro da base do TeachBeyond em Gramado e qual impacto a comunicação (ou a falta dela) traz para o dia-dia e para a realização das programações. Atualmente na base temos 3 ministérios principais acontecendo: o Seminário Teológico, o ministério de acampamentos (com passa-dias, retiros e acampamentos de verão e inverno) e a pousada.

Inicialmente, dentro da comunicação do Seminário, eu sempre busquei uma ideia fixa, que como em uma fórmula em acreditei que funcionaria: o marketing de conteúdo. Porém, minha fixação era tão grande em gerar resultados, tornar conhecido e agregar conhecimento para construir a credibilidade, que tornei-me cega em relação ao mover e agir de Deus.

Ao estudar sobre como o pecado corrompe e deforma o que Deus primeiramente criou, deparei-me com este alerta. A direção em que determinado ministério ou estrutura está indo é determinante e percebi que me perdi dentro de tantas “regras” para tornar algo bem sucedido. Dentro disso também acho interessante ressaltar o tópico sobre a não neutralidade das estruturas. Ao repensar a comunicação do ministério e lembrar-me da necessidade de ela apontar para Deus, independente de método, as barreiras de criatividade e empecilhos gerados por mim foram caindo e então pude abrir-me para novas possibilidades e formas de realizar o meu chamado.

Busquei então repensar sobre a questão da influência dentro da comunicação do acampamento, chamado Acamp-Serra. Desde 2008 tenho feito parte da equipe deste ministério, porém apenas em 2017 comecei a me envolver com a comunicação. Sempre foi muito simples a lógica: fotos, mídia social, emails e vídeos apenas para comunicar aos pais e responsáveis como estava o acampamento que o filho estava participando.

Em diversos momentos em me perguntava se isso vinha sendo um serviço ao Senhor ou se apenas era algo que servia a mim mesma, que me dava prazer e que eu podia alimentar meu ego em ser “boa” em alguma tarefa específica. Porém, após entender mais sobre pressão, coerção e manipulação, pude refletir um pouco mais sobre o trabalho do marketing dentro desse ministério principalmente.

Ao pensarmos sobre a influência de compra da família para enviar seu filho ao acampamento, além do impacto que esse tempo terá na vida da criança ou adolescente, aparecem as possibilidades para servir a família e influenciá-la a buscar/conhecer ao Senhor. Desde o email inicial de divulgação, até o momento em que eles são recebidos pela equipe para preencher papéis e conhecer o responsável pelo filho durante aquela semana, os pais podem ser influenciados a perguntar-se: o que este local tem de diferente? Quais são as motivações para uma programação e atendimento com excelência? Diferente de manipular as famílias, parceiros e voluntários para servirem no acampamento, ao persuadir, convencendo ou apontando para a cruz e Seu amor por nós, o “trabalho” gerado ali através de fotos, vídeos, emails e etc, torna-se relativamente simples o ato de demonstrar a Deus, utilizando ferramentas e dons que Ele tem dado à equipe responsável.

Além disso, dentro do ministério de acampamentos, todos são influenciados diretamente durante aqueles dias intensos em que estão aqui. Mas…e depois? Como a comunicação auxilia no retorno para a casa e na perspectiva da vida do corpo pós-acampamento? Tenho pensado nessas questões. Na continuidade que o acampamento precisa ter, a influência da vida e caminhada cristã dos participantes que passam… É possível? Não sei.

Ao compreender que o Espirito Santo é responsável pelo convencimento de alguém a conhecer ao seu Criador, busco respostas a respeito da ação do Espírito Santo nas famílias e contextos após o encontro com o Salvador que muitos deles tiveram através do acampamento.

Venho questionando-me se as informações transmitidas por nós e a consciência ética precisam ser revisitadas, permitindo assim que tudo fique de forma clara, buscando o interesse do próximo também. É de extrema urgência encontrarmos também uma forma de identidade própria, regular e transparente, que busca expressar o nosso DNA como missão.

Dentro do ministério da pousada, chamada “Casa da Paz”, tenho refletido sobre a comoditização, isto é, quando um produto se torna massificado ou não diferenciado aos olhos do cliente. O estabelecimento é simples, com cara de “casa da vovó”, mas ao mesmo tempo central e com excelente espaço externo e oportunidades de passeios próximos. Como poderíamos deixar transparecer mais claramente aos turistas a verdade de Cristo por meio do marketing da pousada? Fiquei refletindo sobre isso. É preciso repensar quais características do negócio representaremos na divulgação e quais modismos comerciais deixaremos de lado; como as rotinas, fotos, páginas de venda, expressam quem somos e o que cremos?

Em suma, somos seres integrais. Essa oportunidade de sentirmos, raciocinarmos e agirmos traz à luz algo incrível: a criação à imagem e semelhança de Deus. Saber que fomos feitos dessa forma sempre impactou minha caminhada cristã!

 

Como Deus criou cada detalhe? Deus também é um Deus comunicador! Em sua função e exímia criatividade, nos apresenta a terra de forma maravilhosa. E comunica. Busca o perdido durante todo o Antigo Testamento. E comunica. E vem à Terra. E comunica-se. E salva. E comunica. Que alegria servir um Deus comunicador que busca em Seus comunicadores a propagação do Reino!

 


Por Amanda Vanoni, aluna egressa de 2009, missionária do TeachBeyond, esposa e mãe do menino Vico.

Esta é uma versão do texto publicado originalmente na página do Call to Action, disciplina do Invisible College. Acesse em: https://medium.com/projetocta.

*O conteúdo deste texto é de responsabilidade de seu(s) autor(es) e colaboradores diretos e não reflete necessariamente a posição do TeachBeyond Brasil ou de sua equipe ministerial.

 

Referências:

JORNAL (Porto Alegre, Rio Grande do Sul). Suicídios aumentam 12% em quatro anos, e cidades gaúchas ponteiam ranking nacional: Três dos quatro municípios brasileiros com os piores indicadores estão no Rio Grande do Sul. In: Jornal do Comércio. Porto Alegre: Jornal do Comércio, 2019. Disponível em: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2017/09/geral/586685-suicidios-aumentam-12-em-quatro-anos-e-cidades-gauchas-ponteiam-ranking-nacional.html. Acesso em: 24 jul. 2021.

MISSÃO AMIR (Rio Grande do Sul). Um Estudo do panorama geral na religiosidade gaúcha. Rio Grande do Sul: Missão Amir, 24 jul. 2021. Disponível em: https://www.missaoamir.com/religiosidade-no-rs. Acesso em: 24 jul. 2021.

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